Novas tendências no setor de food service: Com a transformação digital, o setor de food service começou a experimentar uma série de novidades: a chegada dos apps de delivery, cardápios online e totens de autosserviço trouxeram novos processos para as operações. Mas nada preparou a indústria (ou o mundo como um todo) para as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19.
Restaurantes, varejistas e fabricantes estão ajustando estratégias para priorizar a saúde e segurança dos trabalhadores e consumidores, enquanto acompanham as flutuações de demanda e as novas determinações dos órgãos regulamentadores e governamentais.
O fato é que muitas adaptações precisam ser feitas e este artigo pode ajudar a estruturar suas ações e preparar seu estabelecimento para cenários atuais e futuros – então siga na leitura para saber mais.
Food service: a delicada relação atual entre sociedade e consumo
O setor alimentício foi um dos mais afetados desde o início da pandemia. Apostar na inovação, criatividade e reinvenção foi o caminho para se adaptar aos novos hábitos de consumo de uma sociedade que também precisou se reinventar.
As pessoas começaram a se alimentar mais em casa – o que aumentou ainda mais a demanda pelo delivery e o take over. Infelizmente isso não se traduziu em aumento de faturamento: o food service sofreu uma queda de 29,5% nas vendas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
Para garantir a sobrevivência dos negócios, foi preciso analisar alguns pontos:
- Como lidar com os temores dos consumidores sobre contato e contágio?
- Como direcionar o tráfego de clientes dos estabelecimentos e aumentar as vendas?
- Como apoiar funcionários nestes tempos desafiadores?
- Quais dessas iniciativas continuarão em nosso novo ambiente de food service daqui pra frente?
Muitas das reformulações observadas na operação do setor têm sido conduzidas pelo consumidor, com base em seus comportamentos, necessidades e reações às tendências observadas nos últimos tempos.
Como e o que aplicar em seu negócio? Veja no tópico a seguir.
Adaptações necessárias às novas tendências no food service
Por mais intenso que o presente esteja sendo para nossa indústria, acreditamos que é importante olhar com atenção para o futuro. Prever os impactos de longo prazo dessa crise pode ajudar a preparar melhor nossas empresas, processos, portfólios e funcionários para o sucesso.
Por isso listamos aqui algumas das adaptações que você pode incluir em suas operações de food service desde já. Acompanhe!
Foco no take away e delivery
Muitos empreendimentos do setor têm obtido bons resultados com drive thru, delivery e take away, permitindo que as pessoas sigam consumindo seus produtos – mas em casa.
Isso é importante não apenas para garantir uma manutenção mínima de suas operações, mas também para manter o relacionamento entre sua marca e seu consumidor – ampliando as chances de que eles retornem ao estabelecimento no futuro.
Fuja de telas sensíveis ao toque e recursos semelhantes
O aumento da conscientização sobre a higiene pode fazer com que os clientes não se sintam confortáveis com as telas públicas sensíveis ao toque para solicitar e pagar por mercadorias.
A sugestão é que estes recursos sejam removidos e substituídos por outros métodos – como cardápios e plataformas para pagamento online, acessíveis via QR Codes disponíveis na mesa ou balcão de atendimento.
Isso ajuda a diminuir o contato entre sua equipe, o tempo de viagem do entregador e também o risco de propagação.
Aposte na sinalização com adesivos
A sinalização ajuda a educar os clientes sobre as novas medidas de distância social, protege a equipe de atendimento e garante uma entrega de maior qualidade para todos.
Implemente uma dark kitchen
Dark kitchen é como chamamos o espaço reservado para a preparação de alimentos voltados para entrega ou take out em instalações que não sejam do restaurante.
Neste momento, empresas de food service podem criar uma versão em suas próprias instalações, separada das operações convencionais. Assim, será possível obter mais agilidade e fluxo às operações, com relação às embalagens, recepção e acesso dos entregadores às instalações.
Escolher equipamentos modernos, com alta tecnologia e qualidade tende a ser uma solução muito importante dentro desse novo cenário.
A Top Taylor está unida aos seus interesses e projetos e apta a trabalhar ao lado de seu negócio, para garantir mais bem-estar, saúde e segurança para seus clientes e colaboradores através de equipamentos e acessórios feitos especificamente para o food service.