Gestão da experiência do cliente: o que é e como aplicar em bares e restaurantes?

gestão da experiência do cliente

A gestão da experiência do cliente está em alta, mas essa não é uma mera tendência. É uma premissa de sobrevivência para qualquer negócio!

E o motivo é simples: o atendimento sem cordialidade, a demora na entrega do produto e até a falta de informações podem mudar a percepção sobre uma empresa.

Falando sobre o mundo do Food Service, esta tendência se torna ainda mais evidente. Afinal, o setor lida com alimentação e tem contato direto com o consumidor.

Continue conosco para aprender um pouco mais sobre o tema e aprender a encantar clientes em bares e restaurantes, colocando-o onde ele merece: no centro de suas decisões e ações!

O que é gestão da experiência do cliente?

A gestão da experiência do cliente é um processo que cuida de todos os fatores que ajudam a conquistar o público e a deixá-lo plenamente satisfeito. Portanto, não foca apenas no preço ou qualidade do produto ou serviço.

Para isso, temos a aplicação de diferentes estratégias, como:

  • mapeamento de processos;
  • identificação de erros e falhas no atendimento; 
  • padronização de processos, 
  • monitoramento e análise da satisfação dos clientes;
  • implementação contínua de melhorias. 

Também chamada de Customer Experience Management, é uma tendência mundial que se aplica a todos os setores da economia. Se a sua empresa tem clientes, você precisa entender do assunto!

Gestão da experiência do cliente em bares e restaurantes

Você já foi a um restaurante que tinha muita vontade de conhecer e se decepcionou com o atendimento do garçom, com a demora no preparo ou a temperatura e o sabor da comida? Então, você já vivenciou de perto o que é uma experiência ruim.

Segundo o estudo CX Trends 2024, 8 a cada 10 clientes mudam para o concorrente após uma experiência negativa.

Este dado te assusta ou te anima? Todos os dias, algum estabelecimento comete erros que podem afastar para sempre um potencial cliente fiel. Confira as piores falhas e fuja delas:

  • ambiente e móveis desconfortáveis;
  • atendimento lento e sem cordialidade;
  • erros no preparo do alimento;
  • pratos em temperatura inadequada;
  • erro no ponto de cozimento solicitado pelo cliente;
  • delivery ineficiente.

Agilidade é o novo sabor da fidelidade!

O tempo é um dos ativos mais valiosos do momento. Por isso, não é nenhuma surpresa que o cliente esteja sempre em busca de um atendimento eficiente.

Mas atenção: a pressa é inimiga da perfeição. O consumidor não quer ser atendido com pressa; ele quer agilidade sem abrir mão da qualidade. Esta é, sem dúvidas, uma das maiores tendências para o Food Service e pode ser seu grande diferencial.

E como você consegue melhorar a sua gestão da experiência do cliente e ser memorável? Anote algumas dicas simples e eficazes:

Adapte o cardápio ao perfil do seu cliente

Um dos maiores erros de um bar ou restaurante é trabalhar com um cardápio extenso e complexo. Na maior parte das vezes, isso dificulta o atendimento e prejudica a experiência dos seus clientes.

O ideal é entender o perfil do seu público e mapear suas preferências. Assim, pratos que quase não saem, podem ser excluídos.

O segredo está em atender com excelência o cliente; e você faz isso com pratos que têm mais habilidade, conhecimento e experiência.

Modernize sua cozinha

A segunda dica de ouro é a modernização da cozinha. Portanto, invista em equipamentos profissionais, que garantam um cozimento rápido e padronizado.

A tecnologia é a grande aliada do Food Service, pois permite escalar a produção sem prejudicar a qualidade e o sabor do alimento.

A Top Taylor tem uma linha completa de fornos, chapas e acessórios que tornam o fluxo da cozinha muito mais eficiente e ajuda sua equipe a inovar e a entregar experiências cada vez melhores.

Melhorando a gestão da experiência do cliente no Food Service em 3 passos

Você já entendeu a importância da gestão da experiência do cliente em bares e restaurantes. Agora, gostaríamos de te ajudar a tirar essa ideia do papel e entregar aos seus clientes o que eles realmente esperam.

Seja você um pequeno negócio ou uma grande rede de franquias, a premissa é sempre a mesma: surpreender aqueles que confiaram no seu estabelecimento!

1.     Personalize a experiência

Ninguém gosta de se sentir pouco especial. Com base nisso, é importante que você pense em formas de surpreender o cliente, mostrando que ele é alguém que importa para o seu negócio.

Parece complicado, mas temos diversos exemplos que fazem sucesso por aí. Desde o simples ato de colocar o nome do cliente no copo a oferecer um mimo em seu aniversário.

2.     Não abandone a qualidade

Crescer dói, e muitas empresas acabam perdendo sua essência quando começam a escalar a operação. Se quiser manter seus clientes sempre satisfeitos, jamais abandone a qualidade e aquilo que o ajudou a conquistá-los.

Neste ponto, reforçamos a importância de ter processos claros e bons equipamentos na cozinha. Mantenha tudo organizado e pronto para a operação e evite perder tempo com detalhes e falhas que podem ser evitadas.

3.     Seja resolutivo

Imprevistos acontecem e todo estabelecimento precisa aprender a lidar com o inesperado. É importante ter um plano para situações comuns, como:

  • falta de ingredientes;
  • problemas nos equipamentos;
  • reclamações de clientes;
  • funcionários doentes.

Como gestor, é seu papel ser resolutivo. Não foque no problema pense em como manter o seu padrão de qualidade e atendimento em dia.

Quem pensa no cliente nunca se arrepende!

A gestão da experiência do cliente nos mostra que a gestão de qualquer negócio deve considerar a satisfação de seu público. E isso começa desde a escolha dos seus fornecedores e equipamentos.

Em bares e restaurantes, tudo pode fazer a diferença. Por isso, jamais se esqueça de que as pessoas vão até o seu negócio buscando muito mais do que uma boa comida. Dê a elas motivos para sorrir e voltar muitas e muitas vezes.

A Top Taylor é especialista em Food Service e pode te ajudar com essa missão. Conheça a nossa linha de equipamentos para cozinha industrial e faça mais, melhor e em menos tempo!