Cook & Chill conquista as cozinhas industriais: Você pode achar estranho, mas sabia que o conceito de Cook & Chill foi disseminado, pela primeira vez, por cientistas da NASA?
A agência espacial norte-americana buscava métodos de conservar os alimentos por um longo período e eliminar as chances de bactérias. Daí nasceu o Cook & Chill, também amplamente usado entre os setores da aviação dos Estados Unidos nos anos 90, década em que desembarcou no Brasil.
O Cook & Chill, que significa cozinhar e esfriar, é um processo de cozir e resfriar, chegando à temperatura de 3ºC de forma rápida, o que reduz drasticamente o risco de contaminação dos alimentos.
Uma das grandes vantagens desse método para cozinhas industriais, de grande capacidade, é a possibilidade de preparar alimentos para um consumo futuro, garantindo que a receita não perca em sabor nem em nutrientes.
Em comparação aos métodos tradicionais de pasteurização de alimentos, o Cook & Chill garante maior segurança para o armazenamento dos alimentos. Um de seus maiores objetivos é economizar e dar velocidade ao atendimento e cumprimento das demandas dentro de uma cozinha industrial.
Saiba como utilizar esse método em sua cozinha industrial, especialmente agora que empresas, como a Top Taylor, disponibilizam os equipamentos necessários para colocar esse conceito em prática.
Vamos descobrir como Cook & Chill conquista as cozinhas industriais?
Dicas para implementar o Cook & Chill na sua cozinha
Frente ao ritmo diário de uma cozinha, muitas vezes é complicado implementar uma novidade. Por isso, trazemos algumas dicas que vão te ajudar.
Treine a equipe
Colocar em prática as técnicas do Cook & Chill e usar adequadamente os equipamentos que fazem parte do procedimento, requer que os gestores e toda equipe de colaboradores, tenham total conhecimento do processo. Nesse campo, vale uma dica extra: opte por empresas que, além do maquinário, ofereça treinamento para o correto manuseio – contar com empresas parceiras é o caminho para obter melhores retornos.
Teste receitas
É muito importante reservar um período, que pode ser diário, semanal ou conforme for o ideal para cada empreendimento. Na ocasião, toda equipe deve ser convidada a testar receitas e descobrir quais delas se conservam melhor com a técnica Cook & Chill. E o contrário, também: existe alguma que não fica bem ao passar por esse processo?
Organize sua cozinha para o Cook & Chill
Organização e planejamento são fundamentais. E são muitos os detalhes para que todo o procedimento ocorra de modo correto, garantindo a qualidade e o bom atendimento:
- Organização para efetuar o processo proposto pelo Cook & Chill;
- Armazenamento de toda produção, com as devidas anotações de datas do procedimento, prazo de validades, etc.;
- Controle do estoque para que não haja falta de itens, tampouco, perda de produtos em função de datas de vencimento ultrapassadas;
- Garantir que os testes sejam realizados nos prazos estabelecidos;
- Higienização e demais cuidados para que os equipamentos tenham o prazo de vida útil prolongados ao máximo.
Siga o método correto
De nada adianta ter os equipamentos mais modernos para realização do Cook & Chill se não forem seguidas as regras básicas para colocar a técnica em prática.
Entre outros cuidados, é essencial que:
- Legumes e verduras sejam cozidos 100% no vapor antes de serem armazenados;
- O uso do sal seja moderado, uma vez que o armazenamento aumenta a intensidade de sabor do produto;
- Molhos e cremes fiquem de fora do processo para preservar sua textura original.
Importância dos equipamentos para Cook & Chill
Para ser colocado em prática da forma correta, o método Cook & Chill requer a utilização de equipamentos específicos. Entre eles, os fornos para processo de cocção e os ultracongeladores.
Os fornos são responsáveis por fazer todo processo de cocção, podendo produzir com agilidade pratos refogados; assados lentos; grelhados; empanados e itens fritos.
Segundo o Chef Rafael Peres, da Top Taylor, com esses modernos fornos, é possível obter ganhos consideráveis como aumento de 50% no tempo de cocção e de 22% no rendimento das porções.
Já os ultracongeladores, por sua vez, têm o papel de levar o alimento para a temperatura necessária para o armazenamento, sem comprometer o sabor e os nutrientes.
Com esse processo de arrefecimento, segundo Peres, é possível conseguir até 40% de ganho de peso dos alimentos, com 20% menos encolhimento – para ter mais detalhes sobre o processo de Cook & Chill e a finalidade de cada equipamento assista o vídeo completo sobre o assunto, com o chef da Top Taylor!
Com o sistema Cook & Chill você obtém muitos benefícios em sua cozinha. Os principais são:
- Sistema de produção de simples operação, desde que respeitado o processo e tenha pessoal treinado para uso de equipamentos;
- Mantém a qualidade dos alimentos, o valor nutricional, o sabor e a aparência;
- Oferece maior flexibilidade na operação do estabelecimento, além de aumento na rentabilidade do negócio.
A Top Taylor trabalha com uma gama de máquinas e acessórios de altíssima qualidade que permitem a implantação do sistema Cook & Chill em seu empreendimento. Também oferece treinamento para correto manuseio, facilitando a adaptação ao Cook & Chill.
Entre em contato com nossos especialistas e saiba como levar a tecnologia para seu estabelecimento, aumentando seus lucros.