Catering: conheça o serviço e aprenda a iniciar um negócio de sucesso

Catering conheça o serviço e aprenda a iniciar um negócio de sucesso

Se tem uma coisa que pode tornar um evento inesquecível é a comida servida. Por isso, empresas, cerimonialistas e anfitriões estão investindo cada vez mais no catering.

Não sabe do que estamos falando? Esse tipo de serviço é uma tendência de mercado e pode ser uma oportunidade para seu negócio inovar e se destacar, entregando uma experiência completa para seus clientes.

Continue a leitura e confira todos os detalhes!

O que é um serviço de catering?

Catering é uma modalidade de serviço que cuida de todos os detalhes relacionados à alimentação de um evento, como: insumos, utensílios, preparo, limpeza, apresentação e serviço de garçom. Ou seja, um tipo de buffet bem completo.

Neste serviço, os alimentos não são preparados no local em que serão servidos. Em geral, a empresa executa os processos em sua sede e leva os pratos para o evento.

Seu diferencial é exatamente entregar ao contratante a comodidade de não precisar se preocupar com nada. Além do cardápio, a empresa cuida de tudo o que é necessário para servir com qualidade e entregar boas experiências aos convidados.

Quais são os tipos de catering?

O catering está em alta, pois atende às demandas do consumidor moderno que busca praticidade ao promover um evento. Afinal, receber bem é uma missão complexa, que demanda tempo, organização e experiência.

Se você pensa em aproveitar essa oportunidade e agregar este serviço em seu portfólio, é interessante conhecer os 4 tipos de catering. Acompanhe!

1.      Catering móvel

O catering móvel se caracteriza pela produção dos pratos e alimentos dentro da empresa para serem servidos em festas, congressos, festivais e feiras.

Se especializar neste modelo pode ser uma excelente estratégia de negócio, visto que eventos presenciais costumam ter um grande volume de consumidores. Porém, é importante se preparar para não sofrer com imprevistos relacionados à estrutura do local.

2.      Catering em domicílio

O catering em domicílio é um dos modelos mais difundidos no Brasil. Ele consiste basicamente na entrega de refeições na residência do contratante.

Vale a pena dizer que existem muitas possibilidades para atuar com esse tipo de serviço, da entrega de marmitas congeladas ao buffet para festas e reuniões mais intimistas em casa.

3.      Catering de empresa

No catering de empresa, o cliente é outra empresa. Assim, o contratante deseja promover um evento corporativo dentro da empresa ou até mesmo garantir a alimentação de seus funcionários.

Perceba que essa também é uma alternativa com grande potencial. Se especializar em atender outras organizações pode ampliar sua rede de contatos e colocar sua marca em contato com novos clientes em potencial.

4.      Catering industrial

Por fim, temos o catering industrial. Neste caso, o contratante pode ser um hospital, uma escola ou uma fábrica, por exemplo.

O diferencial deste tipo de serviço é estar preparado para servir com qualidade um número maior de pessoas. Além disso, em geral, a demanda costuma ser recorrente e não apenas em eventos esporádicos.

O que observar para abrir uma empresa de catering?

Gostou deste modelo de serviço e quer investir? Então, queremos te ajudar com algumas dicas e análises essenciais para conquistar o sucesso.

No universo do Food Service, o planejamento e atenção aos detalhes fazem a diferença. Anote as dicas de quem entende do assunto!

  • Faça uma pesquisa de mercado para identificar a demanda pelo serviço em sua região e mapear possíveis clientes e concorrentes;
  • Tenha um plano de negócios para iniciar essa jornada com o pé direito e organização financeira e operacional;
  • Escolha uma boa localização para instalar a sua cozinha profissional, considerando até mesmo a logística de transporte e deslocamento;
  • Monte um time qualificado e treine-o para lidar com pressão sem perder qualidade na entrega do serviço;
  • Elabore um cardápio adequado para o seu público-alvo e considere sempre inovar e diversificar para agradar ao paladar dos convidados;
  • Escolha bons fornecedores em todas as áreas: insumos, equipamentos, transporte, utensílios etc.

Quais são os equipamentos de cozinha para trabalhar com catering?

Agora que apresentamos dicas gerais para oferecer um serviço de catering de sucesso, precisamos dar ênfase em algo que faz toda a diferença: a infraestrutura da sua cozinha!

Servir pessoas em eventos, sejam eles em ambientes residenciais, corporativos e até externos, exige uma cozinha profissional. Isso porque, é fundamental que os pratos tenham um padrão de qualidade.

Operar este tipo de negócio com equipamentos caseiros pode ser um transtorno. Além de te impedir de crescer e atender grandes demandas, pode gerar o desperdício de alimentos e até prejudicar sua reputação.

Como especialistas em equipamentos para Food Service, atendemos empresas de catering que entendem bem o quanto investir na infraestrutura é vital para o sucesso. Por isso, sugerimos que faça o mesmo.

Para te ajudar, preparamos uma lista com equipamentos que facilitam o preparo dos alimentos e te darão agilidade no preparo e conservação. Confira:

A Top Taylor apoia seu negócio Food Service!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o serviço de catering? Inovar no Food Service é uma forma de se manter competitivo e atender às novas demandas do mercado.

Este é um modelo que cresce a cada dia e que está ampliando seu campo de possibilidades, sendo produtivo durante todo o ano. Por isso, use as dicas apresentadas para planejar seu negócio e tomar boas decisões.

E, claro, conte sempre com a Top Taylor. Temos uma linha de equipamentos para te apoiar em todas as etapas: preparo, armazenamento e transporte dos pratos.

Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades e tendências do universo do Food Service!